top of page
MAESTRO TIAGO FLORES

Tiago Flores

Regente

Sobre o Jurado

Tiago Flores é graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a orientação de Arlindo Teixeira. Especializou-se em regência orquestral em São Petersburgo (Rússia) com Victor Fedotov.  Como regente convidado atuou à frente de orquestras como Filarmonica de Montevidéu (Uruguai), Orquestra de Câmara de Caracas (Venezuela), Orquestra Sinfônica do Estado do México (México), Solistas de Napoli (Itália), Orquestra Sinfônica de Grosseto (Itália), Kaerten Sinphonie Orchestra (Áustria) e Orquestra de Câmara da Lituânia. No Brasil regeu a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional (Brasília), Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra de Câmara de Blumenau, Orquestra Sinfônica da UCS, Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (Fortaleza) e Orquestra Sinfônica do Mato Grosso. 

 

Foi diretor artístico da OSPA nos anos de 1999 a 2001 e 2011 a 2014. Regente da Orquestra de Câmara da ULBRA desde sua fundação, vem recebendo inúmeros elogios da crítica especializada e tendo contribuído, em muito, para o reconhecimento do conjunto como um dos melhores do gênero no país. Recebeu o prêmio Melhores da Cultura 2005, conferido pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, prêmio Açorianos de Melhor CD Instrumental em 2006, e premio Açorianos de Melhor Espetáculo 2008 com o Show "Beatles - Magical Classical Tour”.

 

Flores é diretor artístico do grupo vocal TAKT, formado por cantores profissionais e um dos principais grupos atuantes no estado do RGS.

 

Tiago também é coordenador e idealizador do Projeto Ouviravida - Educação Musical popular, desde 1999. Este projeto leva às crianças e adolescentes da Vila Pinto em Porto Alegre, aulas de música. São 170 alunos que têm suas vidas transformadas através da arte.

Yasmini Vargas

Soprano

ANA_7260_edited.jpg

Sobre a Jurada

Yasmini Vargaz é Mestre em Ópera, Doutoranda em Ópera pela UNIRIO e preparadora vocal da Universidade Feevale. Especialista em construção de personagem operístico e narrativa musical, tem ampla experiência em concertos, produção musical, montagens de ópera e espetáculos musicais. Vencedora do IX Concurso para Jovens Cantores Líricos de São Paulo e finalista de diversos concursos internacionais de canto, Yasmini se destaca por integrar em suas performances um timbre quente aliado as coloraturas e uma forte presença cênica. Estudou canto e métodos de gravação e transmissão de ópera -opera streaming- na Espanha no Palau de Les Arts Reina Sofía. Recebeu a Comenda Carlos Gomes em 2017, sendo a mulher mais jovem do Brasil a receber a honraria. Venceu o Prêmio Trajetórias Culturais em 2021 promovido pela SEDAC RS, destacando os principais artistas do RS na área da cultura. Cantou com diferentes orquestras, entre elas a OSPA, Orquestra de Câmara da Ulbra, Orquestra Unisinos Anchieta, Sinfônica de Barra Mansa, Sinfônica de Botucatu, entre outras, trabalhando com maestros como Evandro Mattè, Thiago Flores, Claudio Ribeiro, Linus Lerner, Sérgio Assumpção (SP), Jorge Dummont (ARG), Mira Godeanu (FRA) e Benoit Dratwiki (FRA).

Cantou em cinco montagens diferentes como Hanna Glawary em A Viúva Alegre e também como Vallencienne; Proserpina em Orfeo de Monteverdi; Condessa e Susanna em Le Nozze di Figaro, Giunia de Lucio Silla, Vênus de Ascanio in Alba, D. Anna e D. Elvira de Don Giovanni, Konstanze de O Rapto do Serralho, Norina de Don Pasquale, Rosina de O Barbeiro de Sevilha, Aminta de L’olimpiade, Marguerite de Les Huguenots, Loucura de Plateé, e papeis bel cantistas de coloratura como Semiramide, Norma, Alcina, e Isabelle de Robert, Le Diable e Rainha Isabel de Robert Devereaux, destacando o dificílimo Concerto para Soprano Coloratura de Reinhold Glière. Debutou em 2023 dois importantes papéis de Puccini: Angelica em Suor Angelica, Lauretta em Gianni Schicchi. Fez a estreia de importantes obras francesas no Brasil com o Centre de Musique Barroque de Versailles no RJ: Les Voyage de L’Amour de Boismortier como Amour e Atys de Lully como Melphomene e como Doris.

Foi professora de canto da UFRJ, ministrando as disciplinas de Canto Lírico, História da Ópera e Corpo e Voz. Em 2021 fez a estreia mundial da ópera O Engenheiro de Tim Rescala sob a regência de Evandro Matté no papel de Princesa Isabel. Recentemente teve seu disco Vientos de España indicado ao Prêmio Açorianos de Música na categoria de Melhor Álbum Erudito e uma indicação pessoal de Melhor Intérprete Erudita. É escritora e tem três livros publicados. As Mulheres na ópera Le Nozze di Figaro é o mais recente. Nele, Yasmini analisa as quatro personagens femininas desta ópera por uma perspectiva psicológica, arquetípica, contextual, retórica e musical.

CARLOS RODRIGUEZ - CRÉDITO VITOR CEOLIN.jpg

Carlos Rodriguez

Barítono

Sobre o Jurado

Graduou-se e se pós-graduou nos cursos de Performance em Ópera e Música de Câmara no Conservatório Superior de Música de Maastricht, na Holanda, e Stage Training for Opera Singers no Jeker Opera Studio, Holanda.

Em 1999, foi semifinalista do Concurso Internacional de Canto Mozart em Salzburg, na Áustria, e, em 2003, ganhou o terceiro prêmio no Concurso Internacional de Canto Bidú Sayão, em Belém do Pará.

 

Na Europa, cantou em diversas óperas. No Brasil, destacam-se Carmen (Dancaïre), no Theatro da Paz, em Belém do Pará; Rigoletto (Marullo) e Un Ballo in Maschera (Silvano), ambas de G. Verdi, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em Porto Alegre, Così Fan Tutte (Guglielmo), Don Giovanni (Masetto), A Flauta Mágica (Papageno), Tosca (Angelotti) e Madama Butterfly (Sharpless), entre outras.

Em 2005, gravou um CD da Sinfonia nº 9, de L. van Beethoven, com a Orquestra Sinfônica de Sergipe, sob a regência do maestro Ion Bressan.

Neste mesmo ano, foi fundador da Escola de Ópera da Orquestra Sinfônica de Sergipe, orientando e coordenando solistas locais na preparação de performances.

 

Desempenha importante e destacado papel no desenvolvimento de cantores, seja em aulas particulares, assim como docente em cursos e oficinas pelo país, ou na realização de espetáculos operísticos, recitais e espetáculos que proporcionam aos jovens cantores espaço e oportunidade para se apresentarem e aprimorarem, contando hoje com vários alunos atuando no cenário profissional do país e com premiações em concursos nacionais e internacionais.

 

Em 2019 e 2020, teve dois livros publicados pela Amazon dos EUA: The Baritone Roles Catalogue, um amplo catálogo de papeis de barítono, e The Baritone Arias Catalogue, um catálogo reunindo mais de 900 árias de óperas para esta voz.

bottom of page